1 de fevereiro de 2010

Cloisonne na China!


Viajar sempre enriquece...ainda mais quando nos deparamos com boas surpresas!
Depois de voltar da Grande Muralha (um espetáculo a parte!!), fui conhecer uma autêntica fábrica chinesa de cloisonne!!
A cloisonne é uma forma de arte original de Beijing durante a dinastia de Yuan (1271-1367). É uma técnica de trabalho em esmalte na qual tiras finas de metal são coladas sobre uma superfície, formando um desenho composto por vários pequenos compartimentos preenchidos com pasta de esmalte vitrificado.
Quando eu era pequena, minhas tias sempre me falavam destes vasos chineses...diziam que além de lindos, tinham história.
E olha onde eu fui parar???
Entramos na linha de produção que é totalmente artesanal...e impressionante...afinal, a técnica requer muita paciência e concentração na colagem dos filetes mínimos de cobre, além de todo o resto do processo.
E a loja é um capítulo a parte...taaaaaaaaantos objetos...vão desde canetas até grandes vasos.
A combinação de cores, de formas, os desenhos...tudo é muito impressionante...inesquecível!
É isso...vivendo, trabalhando, viajando e aprendendo! SEMPRE!
Bjs!
Tati Ulhôa

3 comentários:

nossa, que maravilha! quero muito conhecer este lugar. deve ter sido uma experiência maravilhosa conhecer a produção deles.
beijos

http://utilidadesemcasa.blogspot.com/